Total de visualizações de página

sábado, 20 de junho de 2009

PÓRTICO: Um breve histórico




O GRUPO CULTURAL PÓRTICO é uma das mais bem sucedidas experiências de auto-gestão e produção literária coletiva realizada no Brasil. Ele foi oficialmente criado em 10 de maio de 1995, com a publicação da antologia TEMPOEMA, que reuniu dezoito escritores, colegas de uma mesma empresa. A partir desse momento uma parte daqueles escritores deu continuidade a uma variada gama de atividades culturais, principalmente literárias.

Nos anos subseqüentes o PÓRTICO continuaria a se expandir, não mais como um grupo de colegas, mas absorvendo em suas realizações vários outros autores baianos, de outros estados e até mesmo do exterior. Sua primeira diretoria foi composta pelos poetas Goulart Gomes, Rose Rosas, Luiz Flávio, Júlio de Andrade e Lino Chamusca.

Em seus quatro primeiros anos de existência promoveu a publicação de 30 livros de novos autores, destacando-se duas antologias internacionais reunindo autores do Brasil e da Espanha (Nosotros) e do Brasil e de Cuba (Hermanos). Paralelamente, organizou concursos literários nacionais, performances teatrais, exposição fotográfica e de artes plásticas, apresentações musicais e saraus, dentre outros eventos.

O PÓRTICO atingiu 53 títulos publicados sob seu selo editorial alternativo, que se caracteriza pela cooperação entre os autores, totalizando 27.130 exemplares lançados no mercado.

Os fundadores, na foto: Hermógenes Sávio, Luiz Flávio, José Walber, Osvaldo Pontes , Herval Filho, Rose Rosas, Anísio Lage, Júlio de Andrade, Rita Pitangueira, Celma Chastinet, Goulart Gomes, Lino Chamusca e Bob Júnior (além de André Nepomuceno, Gessé Rodrigues, Arivaldo Purificação, Marivaldo Paixão e Antonio Carlos Silva, que não puderam comparecer ao evento).

Nenhum comentário: